Primeiro gostaríamos de abrir essa discussão perguntando para você o que seria gastar energia? Seria correr? Brincar? Permitir que seu cão se relacione com outros?
Todas essas opções são extremamente importantes para a vida do seu pet, e proporcioná-las a ele, faz com que o seu cão tenha uma vida de qualidade, que é tudo o que ele precisa.
Muita gente diz que Border Collie precisa “gastar energia”. Mas o que ninguém te diz é que isso não é verdade. Nenhuma raça “precisa” gastar energia.
Toda raça, não somente o Border, precisa de atenção, amor, carinho, ser tratada como um membro da família e da entrega do seu tutor.
Os passeios rotineiros, brincadeiras e atividades físicas são muito bem-vindas para manter o cão sempre fisicamente ativo, principalmente para cães que moram em apartamento ou que são mais idosos e precisam de uma caminhada diária. E não só para o pet, mas este pode ser um grande incentivo para o próprio tutor de ser mais ativo e praticar atividades ao ar livre, que também são excelentes para fortalecer os laços entre tutor e pet.
De fato, o Border Collie é uma raça muito disciplinada e com uma inteligência acima da média, necessitando estar frequentemente em atividade tanto física, quanto cognitiva. Mas a chave para entendermos isso, é saber que o Border gosta de ocupação, o que não significa que ele apenas precisa “gastar energia”.
Por isso, as atividades cognitivas também são extremamente importantes para a raça, pois são com elas que iremos manter a mente do nosso cão sempre funcionando, fazendo com que ele se desafie a cada momento.
Alguns exemplos de atividades que podem ser feitas em casa:
- Esconder a ração em brinquedos ou utensílios como caixas, toalhas e garrafa pet para tornar a refeição mais desafiadora;
- Adestramento e treinos fáceis como “senta”, “fica”, “deita”;
- Esconder grãos de ração ou petiscos pela casa e fazer com que ele fareje e procure, o famoso “focinho ativo”, para treinar o faro.
Agora que você já entendeu que gastar energia é simplesmente deixar o cachorro ser cachorro, você entende que o Border Collie é um cão que precisa estar dentro da sua vida como qualquer outro, mas devido à sua grande capacidade intelectual, sua ocupação é essencial para que ele tenha uma longa e feliz vida ao seu lado.